Pelo conceito de turismo cultural foi possível perceber que englobava muitos elementos este tipo de turismo. Assim, o turismo cultural pode ser subdividido em três grandes tipos de turismo:
- Turismo de congresso;
- Turismo científico;
- Turismo religioso.
No entanto existe muitos mais tipos de turismo que poderiam ser enumerados, mas vamos deixar para publicações posteriores.
Turismo de congresso
Este tipo de turismo resume-se ao deslocamento de pessoas, com um certo tipo de interesse, em participar em eventos. Esses eventos podem ser virados para a vertente prática, técnica, cientifica, profissional, cultural ou simplesmente pôr entretenimento. Turismo de congresso é uma sub-categoria do turismo de eventos.
O termo congresso usa-se quando se trata de uma entidade de classe profissional de um certo setor e a área do conhecimento coincide ser a mesma.
Turismo científico
Turismo científico é uma ramificação do turismo cultural e a sua grande motivação é a necessidade de realizar um estudo ou uma pesquisa científica, acompanhada por uma viagem em busca de material de campo.
Este tipo de turismo normalmente é realizado individualmente ou em pequenos grupos ocorrendo tanto em locais turísticos como em locais não turísticos.
Turismo religioso
Difere de todos os outros segmentos de turismo e a sua grande motivação é a fé. Quem opta por turismo religioso procura acontecimentos e localidades religiosas - as chamadas peregrinações - e estima-se que este tipo de turismo movimento 300 milhões de peregrinos por ano, sendo uma grande fonte de receitas.
Sem comentários:
Enviar um comentário